5 benefícios físicos da espiritualidade para a saúde

Texto de Rachelle Williams para o Grupo Médico Mente-Corpo do Centro Chopra

Os fundamentos de uma pessoa não estão na matéria, mas no espírito.”
Ralph Waldo Emerson, poeta americano

Você sabe que os princípios da boa saúde incluem nutrição e exercícios, mas e a espiritualidade? Existem realmente benefícios físicos da espiritualidade para a saúde? Durante períodos desafiadores da sua vida, você pode ter recorrido à oração, a escrever um diário, meditação, rituais tradicionais ou qualquer tipo de prática que possa invocar uma sensação de clareza ou paz. A necessidade de buscar e achar algum tipo de orientação para ajudar a navegar na vida é algo instintivo. Uma prática espiritual cumpre esse propósito e muito mais, inclusive sendo um catalisador para a boa saúde e o bem-estar.

O significado da espiritualidade

Existem muitas interpretações diferentes da espiritualidade – todas elas estão corretas. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você. No essencial, a espiritualidade está imersa em significado e no desejo de entender o propósito de alguém, tanto sobre a vida dela como também sobre o seu relacionamento com tudo e com todos. Muitas vezes leva à crença ou sensação de que algo maior que você está em jogo.

Uma prática espiritual pode parecer muitas coisas, tanto religiosidade quanto espiritualidade. Poderia ser uma prática contemplativa (diário, oração, atenção plena, meditação, caminhada). Talvez esteja ligado a uma igreja, templo, sinagoga ou mesquita. Isso poderia significar encontrar conforto através de um relacionamento pessoal com um poder superior. A conexão com a natureza ou a arte também inspira um senso de espiritualidade.

Como é para você ter saúde e bem-estar espirituais? Pense em práticas que fazem você se sentir vivo e expandido.

A Importância da Espiritualidade

Além de dar sentido à sua vida, a espiritualidade tem o potencial de melhorar o bem-estar físico, mental e emocional. Aqueles que são mais religiosos ou espirituais são mais capazes de lidar com o estresse. Isso não é surpreendente, já que a espiritualidade, em suas diversas formas, tem sido uma fonte de conforto e alívio para o estresse há milhares de anos.

O estresse é a principal causa de muitas doenças crônicas, além de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Relacionamentos, atividades, notícias e muito mais em seu mundo estão constantemente buscando sua atenção, dificultando a conexão com suas verdadeiras necessidades e desejos – ou até mesmo de lembrar-se de que é importante fazer isso.

A religião e a espiritualidade sempre foram uma parte intrínseca da existência humana. Está prontamente disponível, além do bem-estar espiritual, pode ajudar seu corpo, além de sua mente. Pesquisas mostram o que muitos sempre souberam, que existem benefícios para a saúde física e mental na espiritualidade. A espiritualidade ajuda você, permitindo:

· Trazer significado à sua vida, o que pode levá-lo a uma maior felicidade;

· Sentir mais gratidão;

· Experimentar mais compaixão;

· Melhorar as conexões sociais;

· Lidar melhor com o estresse;

· Desenvolver e incrementar relacionamentos mais positivos.

Essas experiências são o resultado natural de uma vida espiritual e são frequentemente acompanhadas de inúmeros benefícios à saúde. Aqui estão alguns dos benefícios para a saúde para ajudar a inspirar sua prática espiritual.

1. Sistema imunológico mais forte

Este corpo é um sistema inteligente e sabe como se curar. Muitos eventos, no entanto, podem bloquear esse fluxo de cura, criando um desequilíbrio. Práticas espirituais como meditação ou atenção plena têm o potencial de ativar a capacidade de cura do corpo, incentivando um estado de equilíbrio, tanto no corpo como na mente.

Este estudo, realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, mostrou que pacientes HIV positivos que meditavam retardavam o declínio na contagem de células imunes. Outro estudo constatou que “a meditação da atenção plena produz efeitos demonstráveis no cérebro e na função imunológica”, sugerindo que a meditação pode alterar o cérebro e a função imunológica de maneira positiva.

2. Menor risco de depressão

A espiritualidade ajuda a incentivar a exploração do seu mundo interior, fazendo a conexão em um nível mais profundo e significativo consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam. A forte necessidade de encontrar algum tipo de conexão com os outros é vital para apoiar a saúde mental. Seu corpo e sua mente estão interconectados. As práticas espirituais podem ajudar a aumentar a força e aliviar os efeitos da depressão ou de outras doenças mentais, o que, por sua vez, afeta o bem-estar físico.

Lidar com uma doença crônica, dor ou incapacidade é estressante e muitas vezes leva à depressão. A espiritualidade pode ajudar a lidar com o estresse da doença. Em um estudo de 100 pessoas no Centro Médico da Universidade do Alabama, em Birmingham, com pacientes prestes a se submeter a cirurgia cardíaca, 95% dos pacientes relataram fazer oração e 70% descobriram que era muito útil para lidar com os desafios da cirurgia. Além disso, os pesquisadores estudaram a redução do estresse com base na atenção plena (MBSR) e seu efeito na solidão, concluindo que a MBSR “pode ser uma nova abordagem de tratamento para reduzir a solidão e a expressão gênica pró-inflamatória relacionada em adultos mais velhos”.

3. Redução de estresse

O estresse é uma parte natural da vida, mas os problemas de saúde surgem quando se tornam crônicos. Muitos estudos foram realizados sobre meditação e seus vários impactos no estresse. Práticas espirituais como ioga, meditação e caminhada podem ajudar bastante no gerenciamento do estresse e no incentivo a mais positividade. É fácil procurar uma resposta que resolva todos os seus problemas. A realidade é que é uma combinação de coisas, como comer alimentos nutritivos, atividade física, terapia e, é claro, espiritualidade, que trabalham juntas para ajudar você a manter uma vida boa e saudável.

Um estudo realizado em um evento do Chopra Center constatou que, após um retiro de meditação de seis dias, novos meditadores experimentaram reduções significativas no estresse e nos sintomas depressivos que duraram 10 meses após o retiro. A meditação é uma das ferramentas espirituais mais acessíveis e eficazes para colocar em prática.

4. Pressão Arterial Mais Baixa

Quando você fica estressado, seu corpo recebe uma avalanche de hormônios que servem para ajudar a combater a situação que causa esse distúrbio. O corpo aumenta a pressão arterial (PA), fazendo o coração bater mais rápido e os vasos sanguíneos se estreitarem. Com o tempo, estresse repetido e elevações da pressão arterial podem levar à hipertensão.

Uma prática espiritual pode servir como um excelente complemento para qualquer tipo de tratamento para baixar a pressão arterial, porque não só ajuda a curar o corpo físico, mas também apoia o corpo mental e emocional. É fácil procurar a pílula mágica para curar todas as doenças crônicas e problemas de saúde. Para uma cura completa, no entanto, você não precisa apenas examinar os sintomas físicos, mas também reconhecer os aspectos mentais e emocionais de quem você é. Muitas vezes você pode encontrar a causa do estresse lá, nas profundezas do reino do seu espaço interior. A espiritualidade ajuda você a explorar esse espaço puro onde sua verdade reside.

Este estudo em particular mostra o potencial da Meditação Transcendental para reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica. Quando você medita, o corpo e a mente começam a retornar gradualmente a um estado de equanimidade, o terreno fértil para a cura.

5. Melhor sono

Dormir em repouso é um problema para muitos, mas o sono é muito importante para manter a boa saúde. Problemas crônicos do sono podem resultar de escolhas ou hábitos de estilo de vida que não promovem sono reparador. Trauma, eventos importantes da vida e transições podem desencadear uma resposta ao estresse, que também afeta o sono. Qualquer que seja a causa, devem ser tomadas medidas para ajudar a restaurar o ritmo natural do corpo nos ciclos de sono e vigília.

As práticas de meditação geralmente têm o efeito colateral de dormir melhor, porque começam a acalmar a turbulência interior. A cura ocorre mental e emocionalmente, o que significa que você não carrega mais essa bagagem para a cama com você. Idealmente, os eventos estressantes do dia são processados e liberados de maneira saudável por meio de várias práticas espirituais, como diário, exercício, meditação, ioga ou oração.

Estes são apenas alguns dos benefícios de saúde da espiritualidade. Embora possa levar algum tempo para experimentar os efeitos positivos, os resultados tendem a ser duradouros. Se necessário, existem maneiras de renovar sua prática. Lembre-se, a espiritualidade não precisa ser demonstrativa; isso pode ser feito de maneira simples e privada. Encontre o que funciona para você.

*Nota do editor: As informações neste artigo destinam-se apenas ao seu uso educacional; não reflete necessariamente as opiniões do Grupo Médico Mente-Corpo do Centro Chopra; e não substitui aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico profissional. Sempre consulte o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter em relação a uma condição médica e antes de iniciar qualquer dieta, suplemento, condicionamento físico ou outro programa de saúde.

Leia o artigo original aqui

Tradução: Lia Beatriz Fleck.

 

24 comentários em “5 benefícios físicos da espiritualidade para a saúde

  1. Christina

    I quite like reading through an article that will make men and
    women think. Also, thanks for allowing for me to comment!

  2. Antonia

    Greate article. Keep posting such kind of information on your blog.

    Im really impressed by your blog.
    Hello there, You have performed an excellent job.
    I’ll definitely digg it and in my view suggest to my friends.
    I’m confident they will be benefited from this website.

  3. Richie

    I’d like to thank you for the efforts you have put
    in writing this blog. I really hope to see the same high-grade content from you in the
    future as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own blog
    now 😉

  4. Jude

    Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well
    written article. I’ll make sure to bookmark it and return to
    read more of your useful information. Thanks for the post.
    I will certainly comeback.

  5. Jaclyn

    I like the helpful info you provide in your articles. I will
    bookmark your weblog and check again here frequently. I’m quite sure I’ll learn a lot of
    new stuff right here! Good luck for the next!

  6. Verla

    I absolutely love your blog.. Very nice colors & theme.
    Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m
    looking to create my own personal blog and would like to learn where you got this
    from or just what the theme is called. Many thanks!

  7. Syreeta

    I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts in this sort of space .

    Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site.
    Studying this info So i am happy to express that I’ve an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed.
    I most without a doubt will make certain to don?t fail to remember this website and provides it a glance on a constant basis.

  8. web design

    If you are going for finest contents like myself, simply pay
    a quick visit this web site every day for the
    reason that it presents quality contents,
    thanks

  9. Crypto

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this fantastic blog!

    I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to brand new updates and will share this
    website with my Facebook group. Chat soon!

  10. Johnathan

    My spouse and I absolutely love your blog and find most of your post’s to be exactly I’m
    looking for. Would you offer guest writers to write content for you personally?
    I wouldn’t mind creating a post or elaborating on some of
    the subjects you write regarding here. Again, awesome blog!

  11. Delírio da Depressão Autor do post

    I’m really puzzled that my site is in portuguese and I only get comments in English

  12. Delírio da Depressão Autor do post

    I’m really puzzled that my site is in portuguese and I only get comments in English

  13. Delírio da Depressão Autor do post

    Thanks!
    Yes I did it myself. the theme is WordPress Onepress
    I’m really puzzled that my site is in portuguese and I only get comments in English.

  14. Delírio da Depressão Autor do post

    Thanks for your compliments. The theme is WordPress Onepress.
    Come back often!

  15. Delírio da Depressão Autor do post

    Thanks for your compliments. The theme I used is free: WordPress Onepress.
    Come back often!

  16. Delírio da Depressão Autor do post

    I’m sorry, I really don’t know how to help you. Take care

  17. Delírio da Depressão Autor do post

    Thank You so much for your compliments.
    Come back often!

Comentários estão fechados.