DELÍRIO DA DEPRESSÃO: UMA FALSA TEORIA QUE IMPREGNOU A SOCIEDADE

Em seu livro, Delírio da Depressão, o Dr. Terry Lynch, médico irlandês, psicoterapeuta e autor do best-seller Beyond Prozac, examina de forma exaustiva, como foi estabelecida, na sociedade, uma teoria sem nenhuma comprovação, a teoria de que um desequilíbrio de substâncias químicas no cérebro seja a causa de transtornos mentais. Sua coragem em desmistificar um dos mitos mais disseminados e nocivos nos tempos modernos, o tornou mundialmente conhecido.  

O livro tem como objetivo demonstrar como aceitar, quase universalmente uma teoria não comprovada, torna-se um delírio, segundo a própria definição de delírio estabelecida pela psiquiatria. Uma outra importante contribuição que o livro traz é demonstrar a urgente necessidade de uma mudança de paradigma a respeito de como a depressão é compreendida e tratada. O Dr. Lynch descreve, também através de exemplos de casos reais, que o tratamento eficiente para a  depressão passa por psicoterapia, para haver o entendimento de traumas e problemas, para que a pessoa possa assumir a responsabilidade por eles. Os medicamentos, se usados, devem ser retirados em pouco tempo. 

Podemos, através do livro, entender que, se os medicamentos usados nos tratamentos tivessem a eficácia que nos é apresentada, os índices de melhora e cura deveriam estar diminuindo e não aumentando, proporcionalmente ao número exorbitante com que são prescritos. E os suicídios? Não deveriam estar diminuindo e não aumentando, como infelizmente estão?

Se um dia você estiver em um consultório médico e for informado de que possui um desequilíbrio químico cerebral que precisa de correção com medicamentos, leia este livro, antes de aceitar. 

Como o Dr. Terry Lynch se tornou uma voz dissidente na saúde mental, em suas próprias palavras:

“Nos meus primeiros anos como médico, pensei que era um bom ouvinte e, até certo ponto, eu era. Aos poucos, percebi como meus colegas e eu fomos treinados a reinterpretar as histórias das pessoas para decidir que partes foram significativas e quais não. Fui me dando conta de estar em uma posição muito poderosa. Minha interpretação pessoal dos relatos dos pacientes poderia decidir como seus problemas deveriam ser tratados. Minha crescente preocupação e questionamentos, foram deixando-me cada vez mais ciente de como fora enormemente inadequada minha formação na área dos problemas de saúde mental. Questionava cada vez mais como era possível emergir da formação médica com um poder e influência tão grandes, tendo tão pouca compreensão sobre os elementos-chave dos problemas de saúde mental que se presume tenhamos grande experiência em tratar. Assim, iniciai um mestrado em psicoterapia na Universidade de Limerick, finalizado em 2002. No entanto, a principal fonte do meu aprendizado veio de meus pacientes. Como consequência deste processo de reeducação, o que me foi ensinado na escola médica agora compreende apenas uma pequena parcela do que eu trago ao meu trabalho e de como entendo as experiências das pessoas que estão com problemas de saúde mental”.

"É tempo dos médicos pararem de prescrever comprimidos em vez de escutar a angústia que seus pacientes estão experimentando."

Dr. Terry Lynch

 

Veja o recado do Dr. Terry Lynch para os leitores brasileiros:

Página web do Dr. Terry Lynch: https://doctorterrylynch.com/

Venda direta: 51 99966-0932

Valor: R$ 80,00

Onde comprar: Amazon e Editora Buqui

 

Leia e tire suas conclusões!

Compartilhe