Instrutora de Meditação - Lia Beatriz Fleck

Sou instrutora de MSP – Meditação com Som Primordial, que é uma forma de meditação milenar que surgiu na tradição indiana da Vedanta, a mesma da medicina Ayurvédica. 

Comecei a meditar há quase 20 anos. Mesmo não sendo uma pessoa religiosa, sempre me senti conectada a uma fonte superior e os ensinamentos da Advaita Vedanta trouxeram-me uma compreensão bem mais profunda da minha espiritualidade.

Entrei muito cedo em contato com os ensinamentos do ioga, pois minha mãe dava aulas de hatha ioga e incorporou os ensinamentos na nossa vida diária. Comecei a aprender ioga aos 15 anos, minha mãe ensinava em casa e eu adorava frequentar às aulas. Ela não ensinava meditação e sim uma conscientização corporal através de um relaxamento guiado. Ela orientava os alunos a observarem cada parte do seu corpo, começando pelos pés, continuando até o topo da cabeça, percebendo tensões e constrições, aprendendo a relaxar todos os pontos tencionados no corpo.

  Com meu mestre Deepak Chopra em Carlsbad – CA, em  2009

Meditar é uma forma de guiar e observar nossos próprios pensamentos. A prática nos ajuda a encontrar a testemunha silenciosa dentro de nós mesmos. É uma ferramenta para todas as fases da vida, muda nossos padrões de pensamento, auxilia no controle do estresse, da ansiedade e da depressão.

Comecei a me interessar por meditação em um momento em que estava muito estressada com trabalho e com a saúde de minha filha. Na época não estava ciente do que o estresse realmente significa nem sabia os reais benefícios e como a meditação atua em nossos corpos e mentes. Li alguns livros e comecei a praticar. Meditava diariamente, visando meu bem estar e dormir melhor. A meditação foi de enorme ajuda quando aconteceu toda a tragédia com a Laura. Foi como conseguia ter serenidade para buscar caminhos novos em minha vida. Eu precisava me reinventar, a perda de um filho nos deixa totalmente sem chão. É uma perda que nenhum pai ou mãe imaginam ter que suportar. Leia mais 

Conheci o centro Chopra em 2009 e pude perceber que se tivesse conhecido antes a meditação PMS teria sido muito mais fácil minha trajetória de meditadora.  A PMS é um método muito fácil de aprender. Fiz vários cursos maravilhosos com Deepak Chopra e  decidi fazer minha certificação em PMS em 2013, para poder ensinar a prática. Eu queria fazer parte desta família de milhares de meditadores espalhada pelo globo e poder trazer a outras pessoas o ensinamento da meditação.

O Chopra Center é um lugar mágico, foi criado em 1996 na Califórnia, visando integrar a medicina ocidental com as tradições orientais e certifica professores, visando expandir a filosofia Ayurveda no planeta. A metodologia ensinada por professores e pelo próprio Deepak é adaptada para o ocidente. A meditação ensinada pode ser feita em uma cadeira ou como a pessoa se sentir confortável.  

VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER A MEDITAR?

Essa seção do site tem o objetivo de trazer orientações às pessoas que estão sentindo falta de algo mais profundo em suas vidas. Os textos foram elaborados por mim com o intuito de trazerem ensinamentos gerais sobre meditação e espiritualidade, para quem busca compreender um pouco mais a si mesmo e o mundo que nos rodeia. 

Talvez você se sinta melancólico, solitário ou frustrado. Se desejar, pode experimentar iniciar uma prática de meditação com algumas instruções que fornecemos aqui. A prática pode auxiliar muito no autoconhecimento e trazer, com o tempo, mais paz e tranquilidade para sua vida. 

Se você desejar fazer contato para agendar um horário para instruções de meditação online ou presencial envie um email para: lia@ufrgs.br ou um whatsApp para (51) 9966-0932.

Compartilhe

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias