Alimentação

Só recentemente a alimentação e os suplementos começaram a ter seu valor reconhecido pela medicina por sua grande contribuição para que a pessoa se sinta melhor, mais animada e obtenha uma ótima saúde mental.

Há tambem o reconhecimento de que há alimentos que não são recomendados, devem ser evitados pois aumentam as oscilações de humor. Os alimentos que provocam alterações bruscas no nível de açúcar no sangue, levando a mudanças na produção de hormônios no corpo, são fatores que aumentam as chances de piorar os estados de depressão e ansiedade. Portanto, bebidas alcoólicas, fast food, refrigerantes e alimentos ricos em gorduras ruins e açúcares, como frituras e doces não são uma boa escolha.

Ter a flora intestinal saudável também é essencial para prevenir a depressão e melhorar o humor. Uma flora intestinal equilibrada pode ajudar no controle da  ansiedade também. Algumas das bactérias boas que podem auxiliar o intestino estão presentes no iogurte natural e no kefir. As bactérias intestinais se alimentam principalmente de fibras, encontradas nos alimentos integrais como aveia, verduras, frutas e linhaça, entre outros alimentos. Já as bactérias que não são boas se nutrem de açúcar e farinhas brancas, daí ser importante evitar esses últimos.

Dentre os principais alimentos que devem ser consumidos para ajudar na melhora do humor e combater a depressão são os ricos em nutrientes como Triptofano e ômega-3, que sao encontrados nas carnes, peixes, frutos do mar, ovos, castanha, amendoim, ervilha, abacate, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia e o chocolate amargo. 

Também são importantes:

O Magnésio, encontrado no chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana,

As Vitaminas do complexo B encontradas no espinafre, couve manteiga, iogurtes, fígado, frango, ameixa e melancia.

A Vitamina C na acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa.

A vitamina D no oleo de fígado de bacalhau, cogumelos, ovos, queijo, carne de porco.

Fibras: frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim.

Os alimentos citados devem ser principalmente  orgânicos e ser consumidos diariamente, pois são  importantes também para melhorar o trânsito intestinal.

Compartilhe

Mantra

Na meditação com som primordial – MSP, meditamos tradicionalmente usando nosso Som Primordial como Mantra. Um mantra é a ferramenta …

Autocompaixão

Alguma vez você já se chamou de “idiota” por algo que fez? A maioria de nós já. Sem ter autocompaixão …

Por Lia Beatriz Fleck O objetivo da meditação é levar a consciência para o interior e, portanto, você deve meditar com os olhos fechados. Se mantiver seus olhos abertos, a atenção pode ser atraída para o exterior e esse é o oposto do objetivo da meditação.

Bom o suficiente

Por Lia Beatriz Fleck Nutrindo nossa alma com “eu sou bom o suficiente”, praticando a gratidão pelo que já temos agora e apreciando a pessoa que somos, atrairemos mais alegria e abundância para nossa vida.

Uma das maneiras pelas quais pode-se entender o significado mais profundo da vida é desenvolvendo uma prática espiritual regular, o que nos faz mais felizes segundo vários especialistas.

A religião e a espiritualidade podem ter um impacto positivo na saúde mental. Tanto a religião quanto a espiritualidade podem ajudar uma pessoa a tolerar o estresse gerando paz, propósito e perdão.

Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e negativos. Por Olga Khazan Um estudo constata …

A psiquiatria nutricional é uma disciplina que está crescendo, ela foca no uso de alimentos e suplementos para fornecer esses nutrientes essenciais como parte de um tratamento integrado ou alternativo para transtornos da saúde mental.

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias