Como Praticar a Meditação com Som Primordial

O objetivo da meditação é levar a consciência para nosso interior e, portanto, você deve meditar com os olhos fechados. Se seus olhos estão abertos, a atenção pode ser atraída para o exterior e esse é o oposto do objetivo da meditação.

Onde Meditar

Se você é capaz de pensar, pode meditar e isso pode ser feito em qualquer lugar. A coisa mais importante é sentar-se confortavelmente, na posição vertical, podendo  sentar-se em uma cadeira, sofá ou até na cama, desde que fique confortavel e com a coluna ereta. Você também pode usar travesseiros e cobertores, se achar necessário. Não precisa usar posturas de ioga, a menos que esteja acostumado e se sinta confortável, as posturas podem causar cãibras e levar a interrupção da meditação por causa disso. Se você precisar se mover durante a meditação, não há problema, sempre priorize o conforto.

Não é recomendável meditar deitado, porque o corpo associa o deitar com o sono, a menos que você tenha um problema físico que o impeça de se sentar. Neste caso, medite da maneira que puder.

Quando meditar

Pratique meditação todas as manhãs e novamente à noite. É melhor meditar logo ao acordar, antes de iniciar suas atividades. É melhor levantar-se, ir ao banheiro e meditar. O ideal é praticar a meditação duas vezes ao dia por cerca de 20 a 30 minutos para ter o benefício máximo. Se você não tiver 30 minutos, medite pelo tempo que tiver. Não use o tempo como desculpa, se não tiver 30 minutos, medite pelo tempo que puder, mesmo que seja por apenas 5 minutos.

Comer e fazer exercícios aumenta a atividade do corpo, é melhor meditar antes de comer, esperar umas duas horas para a digestão. Faça atividade aeróbica ou musculação após a meditação ou espere a respiração e a freqüência cardíaca normalizarem antes de meditar. O ioga e o alongamento suave podem ser feitos imediatamente antes da meditação, porque alongam o corpo e ajudam a liberar o estresse na meditação.

É melhor fazer a segunda meditação ao final da tarde ou início da noite, antes do jantar. Não é recomendável meditar antes de dormir porque, assim como pode ser repousante, às vezes, a meditação pode deixar a mente muito alerta e se estiver muito cansado, poderá cair no sono.

Também não é recomendável usar a meditação para ajudar a dormir pois o corpo poderá associar a meditação ao sono e você tenderá a dormir toda vez que meditar. Com o tempo, com meditação regular, você normalizará seus padrões de sono e também perceberá que reage melhor aos momentos difíceis em sua vida. Se passar por uma situação muito estressante, não há problema em fazer meditações mais longas. Mas faça apenas o que for confortável. Nunca exagere.


Por Lia Beatriz Fleck

Compartilhe