Movimento

A corrida pode ajudar uma pessoa conseguir sair do estado de profunda tristeza e não cair em um estado que se torne patológico. A prática regular de exercícios estimula a produção de substâncias que trazem bem-estar melhorando o humor deprimido. A corrida traz uma sensação de liberdade, pode ser feita ao ar livre e não depende de lugar ou horário. Ao correr, diversos neurotransmissores são liberados no cérebro, causando a sensação de bem-estar e relaxamento. Entre essas substâncias estão a endorfina (que traz sensação de bem estar) e a dopamina (que age como tranquilizante e diminui a ansiedade). É um dos melhores remédios contra a depressão, com a vantagem de não ter efeito colateral a não ser a melhora dos aspectos emocional e físico.

Existem diversas atividades físicas que podem ajudar a melhorar a depressão e muitas atuam como uma proteção a algumas das causas da depressão e ainda contribuem para a recuperação das pessoas.

No site sua corrida há matérias sobre como a corrida ajuda a melhorar os sintomas de depressão. Em  CORRER É UM ÓTIMO REMÉDIO CONTRA A DEPRESSÃODiego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor) em São Paulo, recomenda fazer atividades moderadas pelo menos três vezes por semana, por 20 minutos ou mais. “Esse é o tempo mínimo necessário para a liberação de neurotransmissores. Ele ressalta que não é apenas a liberação da endorfina que faz da corrida um ótimo exercício para a depressão. Para ele toda atividade física turbina a autoestima, estimula o envolvimento social, o contato com a natureza e a criação de objetivos. A pessoa é estimulada a definir metas, como correr um numero X de km e, assim, estará investindo energia num desejo, num sonho, e criando uma expectativa de poder realizá-lo.

Fazer atividades ao ar livre aumenta a energia e a motivação, por isso, é muito indicado para pessoas com distúrbios de humor.

Leia mais

Compartilhe

Na meditação com som primordial – MSP, meditamos tradicionalmente usando nosso Som Primordial como Mantra. Um mantra é a ferramenta que nos ajuda a levar a plena atenção para nosso …

Alguma vez você já se chamou de “idiota” por algo que fez? A maioria de nós já. Sem ter autocompaixão podemos facilmente ser mais críticos e duros, do que bondosos …

Por Lia Beatriz Fleck O objetivo da meditação é levar a consciência para o interior e, portanto, você deve meditar com os olhos fechados. Se mantiver seus olhos abertos, a atenção pode ser atraída para o exterior e esse é o oposto do objetivo da meditação.

Por Lia Beatriz Fleck Nutrindo nossa alma com “eu sou bom o suficiente”, praticando a gratidão pelo que já temos agora e apreciando a pessoa que somos, atrairemos mais alegria e abundância para nossa vida.

Uma das maneiras pelas quais pode-se entender o significado mais profundo da vida é desenvolvendo uma prática espiritual regular, o que nos faz mais felizes segundo vários especialistas.

A religião e a espiritualidade podem ter um impacto positivo na saúde mental. Tanto a religião quanto a espiritualidade podem ajudar uma pessoa a tolerar o estresse gerando paz, propósito e perdão.

Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e negativos. Por Olga Khazan Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e …

A psiquiatria nutricional é uma disciplina que está crescendo, ela foca no uso de alimentos e suplementos para fornecer esses nutrientes essenciais como parte de um tratamento integrado ou alternativo para transtornos da saúde mental.

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias