A Correlação entre Espiritualidade e Felicidade

 

Uma das maneiras pelas quais pode-se entender o significado mais profundo da vida é desenvolvendo uma prática espiritual regular. As conexões inerentes à espiritualidade podem ajudar a guiar-nos para a felicidade e a saúde.

 

Oração, meditação, cânticos, contemplação, escrita de diário, leitura e canto. É provável que você já tenha feito alguma ou mais dessas práticas ao longo da sua vida – desde orar antes de dormir quando criança até, ja adulto, praticar ioga pela manhã – como uma maneira de se conectar ao seu eu superior. Esse desejo de entender coisas que não conseguem explicar, é inato nas pessoas e a espiritualidade indica o caminho para descobrir os mistérios da vida. Apesar de existirem inúmeras religiões e crenças espirituais vivas e vibrantes no mundo de hoje, a ciência mostra que a espiritualidade é uma tendência universal e tem um efeito positivo poderoso na felicidade, na saúde e nos relacionamentos.

O que é espiritualidade?

espiritualidade  é paradoxalmente ambos, um conceito universal e altamente pessoal, que tende a destacar duas idéias fundamentais:

1. A espiritualidade  é buscar uma conexão significativa com algo maior que nós mesmos e

2. Reconhecer que o que nos conecta a um poder superior também nos conecta aos outros.

Abaixo estão algumas definições poderosas de espiritualidade de alguns professores modernos da área:

  • Mastin Kipp, orador inspirador e autor de Daily Love: Growing with Grace, diz que “a espiritualidade é a medida de quão desejosos estamos em permitir que a graça – algum poder maior que nós mesmos – entre em nossas vidas e guie nosso caminho”.
  • A Dra. Brené Brown, especialista em vulnerabilidade e empatia, definiu espiritualidade em seu livro The Gifts of Imperfection como “reconhecer e comemorar que todos somos inextricavelmente conectados entre nós por um poder maior que todos e que nossa conexão com esse poder e um ao outro se baseia em amor e compaixão. Praticar espiritualidade  traz um senso de perspectiva, significado e propósito às nossas vidas.”
  • Oprah Winfrey, em conversa sobre o assunto com o professor espiritual Eckhart Tolle, disse, “Espiritualidade para mim é reconhecer que estou conectada à energia de toda a criação, que faço parte dela e ela faz parte de mim sempre. Não importa o rótulo ou palavra que usamos para descrever “isso”. Palavras são completamente inadequadas.

 

Ao tentar definir o que a espiritualidade  significa para você, indague sobre qual a energia que traz significado à sua vida. Pergunte a si mesmo que práticas fazem você se sentir mais vivo, expandido e mais como você é realmente. Qual é a essência do seu ser? O que faz você…você? A arte de fazer a curadoria de sua própria definição será uma experiência espiritual em si mesma.

A Neurociência da Espiritualidade

Em seu livro, How God Changes Your Brain  (Como Deus muda seu cérebro), Andrew Newberg, MD e Mark Robert Waldman (pesquisador do cérebro e espiritualidade e terapeuta, respectivamente) identificam as áreas do cérebro que moldam a percepção humana de Deus. Existe um conceito de Deus no cérebro de cada pessoa, que começa na infância. Existem vários “circuitos de Deus” que ajudam a moldar o entendimento de cada pessoa sobre seu poder superior. Buscar ou não um relacionamento com um poder superior é uma escolha pessoal, mas a capacidade existe em cada um.

A experiência de Deus para cada pessoa é diferente, dependendo de quanta atividade acontece em diferentes áreas do cérebro. Por exemplo, o circuito parietal-frontal do cérebro pode ser responsável por uma relação sujeito-objeto com o Divino. Essa área altera a atividade, dependendo de como uma pessoa se sente separada ou conectada, em um dado momento, ao Deus de seu entendimento.

Benefícios da Espiritualidade

 

 

Tal Ben-Shahar, um dos principais professores de psicologia positiva e da boa vida, define felicidade como “a experiência generalizada de prazer e significado”. Uma pessoa feliz não é assim por experimentar apenas emoções positivas. As pessoas felizes geralmente experimentam emoções agradáveis, mas também acham suas vidas significativas – isto é, sentem que contribuem de alguma forma para sua comunidade e que têm efeito no mundo ao seu redor. 

Como a espiritualidade está tão profundamente enraizada em fornecer significado, é um ponto de acesso direto para uma maior felicidade.

 

A espiritualidade  traz um sentido de significado a um mundo caótico. Quando os eventos da vida (grandes e pequenos) assumem um significado maior, as pessoas espirituais são mais capazes de lidar com o estresse. As pessoas espiritualizadas são mais propensas a ter gratidão pelos eventos agradáveis da vida e a processar mais graciosamente os desafios. Seja por sentirem-se apoiadas por um poder superior ou por serem versadas em render-se à Vontade Divina, as pessoas espiritualizadas encaram a vida como sendo intencional e não aleatória e sem sentido.

A espiritualidade  tranquiliza a ordem das coisas e geralmente encoraja o otimismo e a busca de uma vida alegre. Ajuda as pessoas a identificar seus valores e a apreciar esses mesmos valores nos outros. As pessoas espiritualizadas são mais altruístas, compassivas e misericordiosas com os outros, porque se identificam com os que conecta – e não com o que os separa. Muitas tradições espirituais incentivam o pertencimento a uma comunidade, que promove relacionamentos – um dos mais altos indicadores de uma vida feliz. De fato, estudos de psicologia positiva mostram que as pessoas espiritualizadas têm relacionamentos geralmente mais positivos com seus cônjuges, filhos e amigos.

5 Maneiras de Aumentar Sua Espiritualidade 

Como fortalecer seu senso de espiritualidade?

  • Anote ao final do dia, por cinco minutos, o que tem a agradecer. A gratidão amplifica as coisas positivas, pessoas e experiências em sua vida e lembra-lhe que você é abençoado.
  • Procure uma comunidade de pessoas que apoiem os seus empreendimentos. Seja uma igreja, um grupo de pais ou um estúdio de ioga, eleve sua vibração cercando-se de pessoas que o elevem.
  • Medite diariamente. Ao inspirar, convide seu poder maior para entrar em sua vida e, ao expirar, ofereça bondade a todos os seres, em todos os lugares.
  • Converse com estranhos. Sorria para as pessoas. Converse com pessoas pelas quais você normalmente cruzaria sem falar. Estabelecer conexões com outras pessoas lembra que não estamos sós e que todos têm dificuldades e bênçãos em suas vidas.
  • Ofereça seu tempo a alguém menos afortunado que você. Fazer a diferença na vida de outra pessoa aumenta seu senso de propósito e significado no planeta, além de dar uma saudável  dose de perspectiva quando sentir o mundo pequeno.

Se, por qualquer motivo, sentir um chamado a seguir um caminho espiritual, saiba que, embora os caminhos variem, todos apontam na mesma direção. Silenciar e aprender a acalmar a mente, que só sabe diferenciar e rotular tudo, é uma das coisas mais poderosas que se pode fazer para entrar em contato com nossa verdadeira natureza.

Em nossa essência, somos espíritos que desejam conhecer nossa plenitude. Então, pratiquem! Como o filósofo idealista e padre jesuíta francês Pierre Teilhard de Chardin disse: Não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somos seres espirituais tendo uma experiência humana.” 

Leia o artigo original aqui

Tradução: Lia Beatriz Fleck

A autora, Karson McGinley é fundadora do Happy-U Yoga (uma abordagem holística da psicologia positiva e yoga), com sede em San Diego. Professora há mais de uma década, ela busca preencher a lacuna entre a sabedoria antiga do yoga e a ciência moderna do florescimento humano. Ela contribui regularmente ao catálogo de artigos sobre bem-estar do Chopra Center

Compartilhe