nick-hillier-HoqKVk4Qv7Q-unsplash

Diagnóstico

diagnóstico de saúde mental difere muito dos diagnósticos de saúde física, pois não há testes definitivos, como exames de sangue ou outros, para detectar algum problema. Os diagnósticos são feitos através de entrevistas clínicas, usando questionários e  baseado, pelo menos em parte, na opinião do profissional que o faz. Os requisitos para o diagnóstico vem do resultados de pesquisas, discussões e consensos entre os profissionais da área. Isso pode acarretar sobreposição entre diagnósticos diferentes, pois não existe unanimidade em uma avaliação que é subjetiva. Um profissional pode fornecer um diagnóstico e outro pode discordar. Além de ficar confuso, isso pode levar alguém a ter vários diagnósticos.

Quem foi diagnosticado e começou a questionar-se sobre ser considerado “doente mental”- se isso significa depressão ou outro transtorno emocional qualquer – precisa saber que existem infinitas oportunidades para entender sua dor.

Acreditar que o sofrimento, o desejo de morrer e a incapacidade de cuidar de si mesmo, nada tem a ver com as circunstâncias da vida, os traumas ou de seu relacionamento com o mundo, e sim com problemas de desequilíbrio no cérebro é parar de fazer perguntas, de pensar criticamente e de confiar em seus próprios instintos. É ter medo, é ver  como algo a se livrar com o pensamento errôneo de serem sintomas de uma doença sem cura.

Deixar de se identificar com um rótulo de diagnóstico psiquiátrico é deixar para trás uma história sobre si mesmo criada por uma indústria poderosa que lucra com o gerenciamento da dor e escolher, em vez disso, acreditar que há outro caminho a seguir.

compartilhe

Leia esse artigo publicado no site Pensar Contemporâneo Bruce Lipton, biólogo celular americano, causou uma revolução no mundo científico com …

Mantra

Na meditação com som primordial – MSP, meditamos tradicionalmente usando nosso Som Primordial como Mantra. Um mantra é a ferramenta …

Leia esse artigo publicado no site Mad in Brasil por Peter Gotzsche, MD Devemos fazer todo o possível para evitar …

Autocompaixão

Alguma vez você já se chamou de “idiota” por algo que fez? A maioria de nós já. Sem ter autocompaixão …

Por Lia Beatriz Fleck O objetivo da meditação é levar a consciência para o interior e, portanto, você deve meditar com os olhos fechados. Se mantiver seus olhos abertos, a atenção pode ser atraída para o exterior e esse é o oposto do objetivo da meditação.

Lia

Conheça Lia, instrutora de Meditação com Som Primordial, uma forma de meditação que foi adaptada para o Ocidente pelo médico e autor indiano Deepak Chopra. Lia é instrutora certificada pelo Chopra Center,

Bom o suficiente

Por Lia Beatriz Fleck Nutrindo nossa alma com “eu sou bom o suficiente”, praticando a gratidão pelo que já temos agora e apreciando a pessoa que somos, atrairemos mais alegria e abundância para nossa vida.

Uma das maneiras pelas quais pode-se entender o significado mais profundo da vida é desenvolvendo uma prática espiritual regular, o que nos faz mais felizes segundo vários especialistas.

A religião e a espiritualidade podem ter um impacto positivo na saúde mental. Tanto a religião quanto a espiritualidade podem ajudar uma pessoa a tolerar o estresse gerando paz, propósito e perdão.

A Tristeza Perdida

A Tristeza perdida – Como a psiquiatria transformou a depressão em moda     por Allan Horwitz e Jerome Wakefield …

Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e negativos. Por Olga Khazan Um estudo constata …

A psiquiatria nutricional é uma disciplina que está crescendo, ela foca no uso de alimentos e suplementos para fornecer esses nutrientes essenciais como parte de um tratamento integrado ou alternativo para transtornos da saúde mental.

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias