Mantra

Na meditação com som primordial – MSP, meditamos tradicionalmente usando nosso Som Primordial como Mantra. Um mantra é a ferramenta que nos ajuda a levar a plena atenção para nosso interior.

Os mantras da MSP foram baseados em sons que sábios iluminados conheceram há milhares de anos atrás, quando perceberam que o universo emite sons e vibrações que variam durante o ciclo lunar. Esses sábios anotaram os sons e através da Astrologia Védica calcularam a posição em que a lua estava em relação ao seu ciclo. Assim, é possível calcular até os dias de hoje a posição que a lua se encontrava no momento e no lugar do nascimento de alguém. O som que o universo emitia neste momento e lugar em particular, é o som primordial relacionado a esse exato momento, a manifestação da pessoa como um ser carnal na Terra.

Saber o seu som primordial é uma ferramenta maravilhosamente útil para a meditação pois leva nossa consciência de volta ao não-manifesto, ao vácuo (ou GAP). Ao nascer manifestamos nossa consciência individual e tendemos, por meio do nosso ego, a pensar que somos separados do verdadeiro espírito puro. Ao utilizarmos o som do universo no momento do nosso nascimento na nossa meditação, como mantra, a repetição desse som terá o efeito de levar nossa consciência de volta a esse nível do não-manifesto, ajudando-nos a reconectar com o valor cósmico da vida.

Se você tem a hora exata do seu nascimento é excelente, mas se não tem, não há nada para se preocupar, pois há maneiras de calcular aproximadamente o mantra que será mais eficaz para você.

Um mantra é um som sem significado, é uma vibração. Como os mantras não significam nada, não prendem nossa atenção ao nível da mente. Não espere que sua mente fique vazia durante a meditação, não é o objetivo. Somos seres pensantes e é parte do processo observar como nossa mente funciona.

Há outros mantras que podem ser usados como SO HUM ou SO HUM NAMAH. Palavras inspiradoras como PAZ, AMOR, SERENIDADE, etc. podem ser repetidos como mantra também.

Como obter seu som primordial

Se você desejar obter seu som primordial, pode obtê-lo através de um instrutor certificado pelo Centro Chopra, basta fornecer a data e local de nascimento e pagar uma taxa. O próximo passo será receber sua instrução pessoal do instrutor. A instrução é feita conforme o ritual tradicional que homenageia todos os professores que mantém e têm preservado essa técnica de meditação até os dias de hoje. O ritual é usado para colocar a ambos no estado mental correto para apreciar a instrução.

Como usar o mantra na meditação

Pense no mantra com facilidade e sem esforço, é mais como ouvi-lo do que repeti-lo. Sempre que sentir que está tentando meditar ou se concentrar em seu mantra, pare por alguns segundos e depois volte a ele suavemente. Tentar envolve pensar. Quando tentamos, nossa consciência é mantida no nível da mente ou do intelecto.

Pensar no mantra não é uma pronúncia clara. À medida que nos estabelecemos na meditação para níveis mais refinados do processo de pensamento, o próprio mantra se torna mais sutil e pode mudar de várias maneiras. A velocidade, ritmo e clareza podem variar durante a meditação.

Pense no mantra com cuidado e sem esforço, permita que ele mude da maneira que parecer mais confortável. Não tente fazer alterações e não resista a nenhuma alteração que ocorra naturalmente.

De tempos em tempos, você pode perceber que se afastou do mantra para outros pensamentos, geralmente cotidianos, repetitivos ou para sensações. Neste momento, você pode pensar que não esteve pensando no meu mantra. Agora você tem uma escolha: pode continuar a pensar nos pensamentos ou optar por voltar a repetir o mantra; o último é que o levará de volta à meditação.

Não importa quantas vezes você perca o mantra durante a meditação. Sempre que perceber que não está mais pensando nele, volte a ele com suavidade.

Repita o mantra em qualquer nível de pronúncia que seja mais confortável. Você também pode estar em um nível sutil e não precisa recomeçar a repetir com uma pronúncia clara.

Com a prática verá que fica cada vez mais fácil repetir o mantra e se sentirá cada vez mais conectado com seu interior.

Por Lia Beatriz Fleck 

Compartilhe