Aprenda a Meditar

Ao iniciar o caminho da meditação, é importante esquecer tudo o que você ouviu sobre meditar. Se acredita que é difícil, que é uma religião, ou que precisa parar de pensar – esqueça! Apague tudo que possa complicar sua percepção.    

Princípios Básicos de Meditação com Som Primordial

Existem várias técnicas de meditação. A MSP – Meditação com Som Primordial, vem da tradição védica. Nascida da Índia, a técnica ensina a meditar usando um mantra como instrumento para levar ao estado meditativo. Deepak Chopra trouxe esta antiga tradição na década de 90, e decidiu adaptá-la para ser aprendida com facilidade no ocidente. A MSP é ensinada no Chopra Center, onde são certificados todos os anos dezenas de instrutores de todo mundo. 

A MSP não necessita de esforço para ser aprendida. Não há necessidade de se preocupar em fazer algo errado, ou se apegar aos resultados. Não necessita de posturas especiais, apenas sentamos confortavelmente e praticamos. A técnica básica é repetir o mantra em silêncio, mentalmente. A meditação é um estado natural que pode ser facilmente alcançado se houver vontade, comprometimento e disciplina.

O mantra é uma frase em sânscrito sem significado, mas com uma vibração específica. Na MSP usamos o mantra pessoal, que é obtido através de cálculos matemáticos usados na astrologia védica, que são calculados a partir do local, data e hora do nascimento do meditador. O som primordial representa os sons do universo no momento do nascimento daquela pessoa.

Durante toda a nossa vida, fomos treinados para trabalhar duro, se queremos ter sucesso, a filosofia do sem dor, sem ganho. A meditação é exatamente o oposto, é um processo de deixar ir, de fazer menos para ganhar mais, até deslizar para o GAP (o vácuo, espaço entre os pensamentos).

Os pensamentos têm significados que podem prender nossa atenção e levar a outros pensamentos e outros significados. Não estamos à procura de experiências especiais ou resultados específicos quando meditamos, não julgar,  nem esperar por certas coisas é a forma de abordar. As mudanças serão vistas no enriquecimento de nossa vida, só iremos perceber isso com o tempo de prática.

Ao entrar no silêncio, percebemos que há um espaço entre os pensamentos, mudamos nosso ponto de referência da mente de externo para interno, para testemunhar, isto é  observar o que estamos pensando. Aos poucos vamos observando que há um espaço onde não há pensamentos, isso é chamado de gap (vácuo), é onde nossa alma reside e pode ser encontrada. Quando nossa consciência muda para um nível mais calmo de atividade, podemos deslizar para essa tênue lacuna, além do pensamento, no silêncio do espírito, e então nos conectarmos com nosso verdadeiro eu, que é a nossa alma.

Através da prática contínua da meditação, seremos capazes de integrar gradualmente em nossas vidas, as qualidades que encontramos durante a prática e podemos tê-las sempre conosco. Em breve veremos também as qualidades do nosso espírito em muitos aspectos de nossas vidas.

O objetivo da meditação é o autoconhecimento. Ao observarmos a nós mesmos, conseguimos perceber que somos o pensador dos pensamentos. Nosso pensamento não é quem somos e aprendemos a distinguir o pensar aleatório do estar consciente. Se a mente fica solta, sem ser observada, ocorrem milhares de pensamentos que se desencadeiam um após o outro, sem controle. Ao meditar aprendemos a não deixar nossa mente à deriva.

Ao ser incluída em nossa rotina diária, a meditação ajuda a melhorar inúmeros aspectos de nossa vida. Ela promove a integração das 3 camadas da existência (corpo, mente e alma), gerando uma expansão da consciência. A prática da meditação ativa várias áreas cerebrais, possibilitando que nossa vida adquira muito mais significado, alegria e saúde, tanto física, quanto mental.

Compartilhe

Leia esse artigo publicado no site Pensar Contemporâneo Bruce Lipton, biólogo celular americano, causou uma revolução no mundo científico com seu livro “A Biologia da Crença“, em 2006. Para Bruce …

Mantra

Na meditação com som primordial – MSP, meditamos tradicionalmente usando nosso Som Primordial como Mantra. Um mantra é a ferramenta que nos ajuda a levar a plena atenção para nosso …

Leia esse artigo publicado no site Mad in Brasil por Peter Gotzsche, MD Devemos fazer todo o possível para evitar colocar as pessoas em drogas antidepressivas; e ajudar a aqueles …

Autocompaixão

Alguma vez você já se chamou de “idiota” por algo que fez? A maioria de nós já. Sem ter autocompaixão podemos facilmente ser mais críticos e duros, do que bondosos …

Por Lia Beatriz Fleck O objetivo da meditação é levar a consciência para o interior e, portanto, você deve meditar com os olhos fechados. Se mantiver seus olhos abertos, a atenção pode ser atraída para o exterior e esse é o oposto do objetivo da meditação.

Lia

Conheça Lia, instrutora de Meditação com Som Primordial, uma forma de meditação que foi adaptada para o Ocidente pelo médico e autor indiano Deepak Chopra. Lia é instrutora certificada pelo Chopra Center,

Bom o suficiente

Por Lia Beatriz Fleck Nutrindo nossa alma com “eu sou bom o suficiente”, praticando a gratidão pelo que já temos agora e apreciando a pessoa que somos, atrairemos mais alegria e abundância para nossa vida.

Uma das maneiras pelas quais pode-se entender o significado mais profundo da vida é desenvolvendo uma prática espiritual regular, o que nos faz mais felizes segundo vários especialistas.

A religião e a espiritualidade podem ter um impacto positivo na saúde mental. Tanto a religião quanto a espiritualidade podem ajudar uma pessoa a tolerar o estresse gerando paz, propósito e perdão.

A Tristeza Perdida

A Tristeza perdida – Como a psiquiatria transformou a depressão em moda     por Allan Horwitz e Jerome Wakefield Nos últimos anos, a depressão ter se transformado no distúrbio …

Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e negativos. Por Olga Khazan Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e …

A psiquiatria nutricional é uma disciplina que está crescendo, ela foca no uso de alimentos e suplementos para fornecer esses nutrientes essenciais como parte de um tratamento integrado ou alternativo para transtornos da saúde mental.

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias