Depressão

Depressão é uma palavra que tem vários significados, um deles é ser o nome de um transtorno mental debilitante, muitas vezes identificado como incurável, que necessita de medicamentos tarja preta pelo resto da vida.

A energia da palavra é pesada. Evitar identificar-se com essa energia, pode ajudar a não dar poder a esse estado emocional. Se ao sentir mágoa ou pesar profundos qualificarmos essas emoções como doença, não estaremos tendo a  oportunidade de sentir vulnerabilidade, que é algo inerente a ser humano

Podemos nos sentir tão devastados, que passamos a acreditar em uma derrocada iminente. Pode parecer que o mundo está desabando, nos culpamos, sentindo como se tudo o que tocamos será destruído, ou nos convencemos que ninguém se importa conosco. E o pior de tudo, é sentir que esse mal-estar nunca vai ter fim. Quando alguém está nesse estado, sem conseguir sair da cama de manhã, tentar uma reformulação conceitual, às vezes, pode ser útil. Em vez de pensar nessa crise existencial como uma “depressão”, questionar se não seria um “esgotamento”. Essa mudança pode fazer uma diferença sutil. Veja, a palavra “depressão” é quase tão ruim quanto o estado descrito acima, que é um estado que não deixa opção. “Depressão” significa atualmente um transtorno, que só pode ser amenizado, segundo o entendimento da sociedade moderna, com potentes drogas psicotrópicas

"Estou deprimido". Ponto. Fim da frase. Fim da esperança

Se, pudermos substituir “eu estou deprimido por “estou exaurido”, as coisas podem ficar mais suaves. O “exaurimento” descreve uma situação em que as energias se esgotaram. Alguém está sentindo-se assim porque, de uma maneira ou de outra, está super esgotado nesse momento, mas há possibilidade de sair dessa por si próprio. Pode significar que suas energias vitais tenham se exaurido por situações tão difíceis que a pessoa não está conseguindo repô-las.

Mas pode ser mais complexo. Talvez haja alguma situação que está constantemente estressando o sistema, um trabalho ou um relacionamento que se tornou extremante tóxico. Poderia estar relacionado, também, com a saúde. Algum problema na tireoide, uma fadiga crônica, ou uma sensibilidade alimentar. Um desequilíbrio hormonal ou a falta de algum nutriente também podem ser possibilidades. Pode ser algo que está desequilibrado no corpo, na mente, ou no coração. Há uma razão para que a pessoa se sinta assim e, uma vez que seja reconhecida, uma ligeira luz de esperança se acenderá. Há espaço para algum movimento, onde antes não havia nada. A coisa mais insidiosa de alguém achar que foi acometido por uma depressão é que isso pode anular toda e qualquer ação dela mesma. De fazer qualquer movimento necessário para mudar a situação, ou para procurar a ajuda que trará algum alívio. Um exame clinico, seria talvez a primeira opção a ser buscada.  

Dizer a si mesmo que está “deprimido” simplesmente desliga qualquer movimento de imediato. Estar “deprimido” parece muito avassalador… parece não haver nada a fazer. Só aceitar que está enfermo. Estar “exaurido” é muito mais acionável. Essa reformulação imediatamente faz a pessoa pensar em “o que estaria me esgotando?” E então, “o que ajudaria para me refazer?” Uma resposta simples poderia ser, tirar uma folga. Dar um tempo a si mesmo para recuperar-se. Se alguém está tão exaurido que não é capaz de funcionar na sua total capacidade, por que não pode ser gentil consigo mesmo? Permitir-se tirar uns dias de folga e assistir Netflix na cama, sem culpa. Dar a si mesmo um pouco de amor, permitir-se um descanso, para se recompor. Essa é a parte mais importante da reformulação, “esgotamento” permite a autocompaixão.

Perceber-se como “deprimido”, sentir-se como vítima de alguma doença incurável, é o caminho para mergulhar na auto-piedade, no desespero e na vergonha. Perceber-se “exaurido”, faz a narrativa mudar. Vendo-se como alguém que acabou de se desgastar, que foi temporariamente tirado do jogo para o banco de reservas, é uma mudança sutil, mas profunda. De infinito a temporário. De um ser desamparado a um com poder de ser responsável por sua melhora. 

Assim, quem sabe seria melhor parar de culpar-se e começar a fazer perguntas: “O que posso fazer para me recompor? Do que eu preciso? Começar a usar a intuição para descobrir e, se a pessoa está presa no ponto fundo do poço, usar de toda sua auto-bondade para sair dali. Cada centímetro de movimento, cada fatia de autocompaixão – não importa quão pequena – é significativa. Estará mantendo a cabeça fora da água, não mais se afogando. Estará pegando um pouco de ar e, quando sentir de novo que não consegue respirar, já saberá o que fazer, isso fará toda a a diferença.

Compartilhe

Leia esse artigo publicado no site Pensar Contemporâneo Bruce Lipton, biólogo celular americano, causou uma revolução no mundo científico com …

Leia esse artigo publicado no site Mad in Brasil por Peter Gotzsche, MD Devemos fazer todo o possível para evitar …

Bom o suficiente

Por Lia Beatriz Fleck Nutrindo nossa alma com “eu sou bom o suficiente”, praticando a gratidão pelo que já temos agora e apreciando a pessoa que somos, atrairemos mais alegria e abundância para nossa vida.

Um estudo constata que ambientes selvagens aumentam o bem-estar, reduzindo pensamentos obsessivos e negativos. Por Olga Khazan Um estudo constata …

A psiquiatria nutricional é uma disciplina que está crescendo, ela foca no uso de alimentos e suplementos para fornecer esses nutrientes essenciais como parte de um tratamento integrado ou alternativo para transtornos da saúde mental.

Laura, uma jovem inteligente e sensível, era um espírito de luz e alegria na vida de muitos que com ela conviveram.

capa do livro delírio da depressão

Sobre o Livro

Se um dia você estiver em um consultório médico e for informado de que possui um desequilíbrio químico cerebral que precisa de correção com medicamentos, leia este livro, antes de aceitar.

"A transparência de Lynch meticulosamente leva o leitor a uma jornada implícita de honestidade e percepção de que o desequilíbrio químico sempre foi e sempre será uma ilusão. Um livro notavelmente verdadeiro.."

As criticas quanto a validade cientifica dos diagnósticos são feitas desde a criação do primeiro manual de diagnósticos mentais. Alguns acham que grupos de pessoas podem ser rotuladas com um transtorno por seu comportamento não ser considerado "ideal" na atualidade.

Se você está buscando tratamento para sua depressão sem medicamentos tarja preta, saiba que há opções. Existem tratamentos que obtém …

Em seu blog a jornalista e autora Lynne Mctaggart, descreve como a noção de que a doença mental é essencialmente um cérebro doente é a justificativa perfeita para a atual abordagem psiquiátrica que, com seu armamento de drogas poderosas, cirurgia e eletrochoque, continua tendo lucros astronômicos.

  Notícia no blog ROGER LERINA Depressão é tema de best-seller lançado pela Editora Buqui A Editora Buqui lança, em …

Esse artigo do site Psychology Today, demonstra que o delírio da depressão continua. Muitos sites ainda atribuíem à depressão a um "desequilíbrio químico", preceito há muito desmentido.

Texto do Dr. Terry Lynch; publicado no The Wellbeing Foundation. Nesse artigo o Dr. Terry Lynch aborda a questão dos …

Texto da Dra. Kelly Brogan. Seu médico ou farmacêutico de confiança lhe avisou que a vacina contra gripe poderia colocar …

Texto de Matt Walsh. Eu mal consigo escrever essa frase: na semana passada, uma menina de nove anos se enforcou. …

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias