Sobre Nós

 

Este site foi criado honrando a memória da jovem Laura Lautert Fleck

O site tem o nome do livro Delírio da Depressão, escrito pelo médico irlandês Terry Lynch, que foi traduzido pela mãe da jovem.

O objetivo do site é alertar para o perigo oferecido por drogas psicotrópicas, que são amplamente  prescritas para supostos desequilíbrios químicos no cérebro.

O livro Delírio da Depressão expõe a falsidade, estabelecida em grande parte da sociedade, da crença generalizada de que a depressão é uma doença cerebral biológica. O livro descreve, com exaustivas evidências, como foi construído o pensamento de grupo que veio a ser chamado, pelo dr. Lynch, de delírio da depressão. As pessoas  com supostos transtornos mentais, em que é estabelecido um diagnóstico de desequilíbrio químico são tratadas como se sua existência e a própria vida não fossem o centro do seu sofrimento, subestimando seus aspectos emocionais e psicológicos, prescrevendo medicações psiquiátricas com fortes efeitos adversos, que jamais promovem a cura. Esse tipo de abordagem pode dar uma luz para depreender como desencadeou-se a tragédia que tirou a vida de Laura. 

Palavras da mãe de Laura:

Após a morte de minha filha Laura, iniciei uma jornada em busca de entendimento. Como explicar que uma jovem saudável, sem  doença mental alguma, tire a própria vida? Naveguei muito tempo sozinha, através da dor dilacerante, sem ter ideia de onde procurar ajuda. Um suicídio é tão assustador e carregado de estigma e culpa que ninguém quer tocar no assunto. Não sabia onde buscar uma resposta.

Então conheci o dr. Mauro Pozzati, psiquiatra e professor da UFRGS, a quem sou imensamente grata. Ele me aconselhou a fazer uma especialização em Psicologia Transpessoal, disse-me ele que ali eu encontraria muitas respostas. Realmente, comecei a unir os pontos e a abrir os olhos, minha filha havia caído em uma armadilha. Tudo foi ficando mais claro, pois passei a encontrar profissionais e entidades que não compactuam com os preceitos médicos com os quais minha filha foi tratada. Aprendi como vários medicamentos, que são receitados amplamente tem inúmeros efeitos adversos que não são de conhecimento do público e que, principalmente os psicotrópicos, como antidepressivos, tem como efeito muito comum causar pensamentos suicidas e alucinações, além de induzir uma pessoa a ter impulsos que não teria. O tratamento com essas drogas pode ser uma sentença de morte. Leia mais..

Quando encontrei o livro Depression Delusion o círculo se fechou, através do Dr. Terry Lynch entendi perfeitamente como a narrativa do desequilíbrio químico foi criada.

Existem médicos e psiquiatras sérios, cientes e criteriosos, que usam os medicamentos com parcimônia e sabem de seus problemas e limites. A prescrição de drogas psiquiátricas é extremamente perigosa a quem não está sendo muito bem monitorado para que não interrompa subitamente o uso da medicação. O início e a retirada são os momentos mais delicados, em que podem ocorrer crises de violência a si próprio ou contra outros. É igualmente condenável a indicação de uso “off label”, isto é, prescrever o medicamento para uso diverso daquele para o qual foi aprovado. Isso é muito comum e foi feito com a Laura. Não há nas agencias reguladoras uma admissão robusta de que as drogas psiquiátricas aumentem os riscos de suicídio, apesar de tantas evidências. As drogas são promovidas como salvadoras de vidas e o fato de estar explícito na bula de que o suicídio é um dos graves efeitos negativos dessas drogas, isto é sempre puxado para baixo do tapete. As drogas são cada vez mais receitadas, inclusive para crianças. 

Laura completou suicídio induzido por drogas psicotrópicas em 2006 e, para mim, a melhor maneira de honrar a memória dela é alertar para que não ocorra o mesmo com outras pessoas. A minha missão, através do site é fornecer informações baseadas em evidências que todos podem usar para ajudar a si e a seus entes queridos.”

Lia Beatriz Fleck 

Compartilhe

Lia

Conheça Lia, instrutora de Meditação com Som Primordial, uma forma de meditação que foi adaptada para o Ocidente pelo médico e autor indiano Deepak Chopra. Lia é instrutora certificada pelo Chopra Center,

Laura, uma jovem inteligente e sensível, era um espírito de luz e alegria na vida de muitos que com ela conviveram.

Delírio da Depressão é uma plataforma de informações on-line, que apresenta o livro que dá nome ao site, além de informações e opiniões de profissionais de saúde reconhecidos internacionalmente, levando ao público em geral maiores conhecimentos sobre a depressão. Toda e qualquer informação, material e conteúdo publicado aqui é fornecido apenas para fins educacionais e informativos. O conteúdo aqui publicado não constitui nem deve ser interpretado como conselho profissional de médico, clínico, farmacêutico, terapeuta, conselheiro, prescritor de medicação psiquiátrica ou qualquer outro tipo de profissional licenciado e não deve ser usado para tratar ou diagnosticar quaisquer doenças, ou sintomas.

Categorias