10 Passos para ajudar a encontrar a verdadeira felicidade e paz interior

Artigo de Deepak Chopra, o original pode ser lido em Oprah.com

Por que alguns de nós se recuperam de tempos difíceis e outros ficam exauridos? O professor espiritual Deepak Chopra nos mostra como podemos ajudar a nós mesmos e às pessoas com quem nos importamos.

Felicidade nunca foi uma questão simples. O que nos torna felizes quando crianças é muito mais simples do que o que nos faz felizes quando adultos – e a felicidade adulta tende a ser agridoce. Você pode encontrar alguém que ama profundamente, mas sempre haverá discussões, decepções e compromissos junto com o relacionamento, além de obstáculos difíceis para ambos. Nas pesquisas, cerca de 80% dos americanos dizem que são felizes; mas ninguém nunca descobriu o que exatamente faz alguém feliz. Minha ideia de felicidade pode tornar você infeliz e vice-versa.

Vamos eliminar as perguntas mais básicas. Você pode ser feliz a cada minuto do dia? Não. O amor romântico garante a felicidade? Ter um bebê? Não para ambas as perguntas. A felicidade é um trabalho árduo? A maioria das pessoas concorda com isso. Comparado ao sonho de ter uma felicidade perfeita, essas respostas são desanimadoras. Mas acho que a situação contém possibilidades e recompensas que a maioria de nós nunca suspeita. Alcançar a felicidade perfeita é possível. Simplesmente requer um grande sacrifício: você deve desistir de suas suposições sobre o que o fará feliz.

As tradições de sabedoria do mundo, desde os Vedas indianos até o Budismo e o Cristianismo, examinaram a felicidade e a infelicidade humanas em profundidade. Os pontos que essas tradições fazem não se encaixam em nossa cultura capitalista ocidentalizada e não são o que você esperaria:

· Prazer não é o mesmo que felicidade, e obter mais prazer não é o que vai fazer você feliz.

· A infelicidade está enraizada em não saber quem você realmente é.

· Confiar no amor de outra pessoa para torná-lo feliz significa que ela também tem o poder de tirar sua felicidade. Mesmo a perspectiva disso é suficiente para tornar a felicidade insegura.

· A felicidade eterna não é uma questão de encontrar o caminho para o paraíso, mas de contatar a bem-aventurança que é um aspecto fundamental da consciência pura. Capturar tal felicidade requer pessoalmente algumas adaptações de estilo de vida.

Vamos expandir o último ponto, já que a promessa de felicidade como um estado interior – um que ninguém pode tirar de você – depende do que você está disposto a fazer para percebê-lo.

1. Viver próximo aos ritmos e ciclos da natureza, especialmente no que diz respeito a dormir bem e sair regularmente na natureza;

2. Reduzir os estressores externos, fazendo um esforço sério para viver e trabalhar em um ambiente positivo;

3. Reserve tempo todos os dias para relaxar. Faça tempo todos os dias para jogar;

4. Deixe o seu cérebro experimentar o estado interior quieto que é a porta de entrada para a consciência superior. A meditação leva você ao caminho interior, mas há tradições e técnicas similares de oração, contemplação, auto-reflexão e Hatha Yoga;

5. Limitar a toxicidade do álcool, tabaco e alimentos adulterados. Favorecer uma dieta natural e orgânica sempre que possível. Beba água pura; respirar ar puro;

6. Dedique-se à felicidade mútua em seu relacionamento principal. Trabalhe em conjunto para que a felicidade do seu parceiro seja tão satisfatória quanto a sua;

7. Evite as tentações diárias da negatividade, como fofoca, insistindo em más notícias, desabafando nossa raiva e impaciência e culpando os outros;

8. Assuma a responsabilidade por sua própria felicidade;

9. Busque o tipo mais elevado de felicidade, que é espiritual e desprovida de ego;

10. Aprecie o projeto de construir um self ao longo da vida, porque é a perspectiva de um self preenchido que traz satisfação mesmo diante de resistências, obstáculos e retrocessos.

Apesar das decepções que você já experimentou, a felicidade é alcançável além de qualquer coisa que você tenha imaginado. O segredo é perceber que a felicidade não é um estado de espírito, é a maneira mais natural de se sentir, algo que todos nós conhecíamos quando crianças. A vida se torna mais complexa à medida que crescemos, mas esse fato não tira nosso direito de nascimento. Significa apenas que devemos aplicar nossa consciência, superando os obstáculos que ocultam a felicidade subjacente que está sempre presente, esperando para ser despertada.

Deepak Chopra é o autor de A Receita da Felicidade e O Futuro de Deus.

Tradução: Lia Beatriz Fleck