Detox Emocional


Para melhorar nossa imunidade, nada melhor que um detox

Por Lia Beatriz Fleck

Após uma boa desintoxicação no corpo, que tal fazer o mesmo com a mente?

Fazendo ambos, regularmente, ativamos nossa conexão corpo-mente-espírito.

Vivendo no piloto automático, com nossa mente sempre ocupada, seja com trabalho, distrações ou preocupações, frequentemente ignoramos alguns sentimentos. Tentar esconder de nós mesmos aquilo com que não sabemos como lidar é como varrer o lixo para baixo do tapete.

Infelizmente, a maioria de nós fica muito desconfortável com o desconforto. É claro, alguns fatos dolorosos não são nada agradáveis. Assim que, decidir fazer um detox emocional, é reconhecer ter questões não resolvidas “dentro do armário” e abrir as portas para incríveis oportunidades. As emoções negativas deixam de ser tóxicas, pois não deixamos mais que nos corroam por dentro, as acolhemos, atendemos e liberamos.

O equilíbrio é alcançado quando mente e espirito voltam a ficar em harmonia. Para uma desintoxição emocional eficiente é necessário refletir sobre essas dores que viraram “toxinas” e evitar alguns fatores externos intoxicantes, para que sejam ativados nossos poderes de cura inatos.

Com as atitudes e mudanças simples explicadas abaixo, pegaremos a estrada para nossa harmonia emocional:

♥  Aceite a si mesmo e sua história. Ponha para fora sentimentos tóxicos, falando com alguém que confia ou escrevendo. Escrever é uma ferramenta muito útil para o autoconhecimento. Pode ser um processo desafiador, porem útil, para clarear a visão do que incomoda. Se não souber o que eliminar de sua vida, não será capaz criar espaço para coisas novas.

♥  Aprenda a meditar. A meditação acalma o fluxo e muda os padrões de pensamento. Nos ajuda a ficar cientes de sentimentos e emoções que estão subjacentes. Alivia a depressão, a ansiedade, o estresse e nos reconecta à nossa alma.

♥  Evite filmes violentos e noticiários pesados à noite. Duas horas antes de dormir envolva-se em atividades relaxantes. Desligue os aparelhos eletrônicos e reduza a iluminação. Dormindo em abundância, corpo e mente se auto-curam.

♥  Procure evitar pessoas negativas, locais barulhentos, ambientes de fofoca e grupos onde impera o materialismo e a ostentação.

♥  Tire um tempo para alimentar cada um dos sentidos com a beleza e o poder de cura da natureza observando suas cores e formas. Ande descalço na terra. Faça caminhadas no parque, respirando, sentindo os aromas e ouvindo os sons.

♥  Faça uma lista de gratidão. Estudos mostraram que pessoas gratas são muito mais saudáveis do que as que tem mentalidade de vítima. Procure pensar em todas as pessoas, situações, oportunidades e até desafios que fazem a diferença na sua vida e sinta gratidão por elas.

♥ Repita esse processo de desintoxicação sempre que achar necessário, ou faça dele um hábito daqui pra frente.

Seja compassivo e gentil consigo mesmo, o processo pode trazer coisas à superfície que necessitam de tempo para serem processadas.

Se quiser, queime as páginas escritas durante o detox, ao finalizar. Ofereça para o universo, selando sua limpeza e abrindo-se para receber seu novo estado de saúde emocional.

Compartilhe