Reconexão

Por Lia Beatriz Fleck

Pode-se perceber, de longe, o “brilho” de uma pessoa que está conectada com sua alma. Ela emana paz e inspira positivamente os que estão ao seu redor.

No artigo anterior falei sobre como estamos ficando desconectados e como, ao estar sempre procurando distrações, nos perdemos de nós mesmos.

Algumas pessoas não conseguem parar nunca, acham que é perda de tempo não estar obsessivamente fazendo alguma coisa. Para quem quer mudar isso, só há um jeito, parar e silenciar a mente. Assim, para ouvir novamente a voz interior e iniciar o processo de reconexão sugeri a pratica da meditação.

Eis um plano simples para quem quer se reconectar consigo mesmo:

Crie um ambiente de retiro em casa

E-mail, whatsapp e as redes sociais nos deixam absorvidos em coisas fora de nós mesmos. Nada contra a tecnologia, ela tem seu lugar, mas seu uso indiscriminado pode encher nossas mentes com trivialidades, ou apenas inutilidades, sem nem percebermos.

Escolha um dia na semana e, por algumas horas, desligue tudo, televisão, computador, celular e tablet. Fique atento a seus pensamentos e sentimentos.

Escreva

Escrever é uma ótima forma de entrar em contato com nossas emoções reais, emoções que, muitas vezes, estão reprimidas ou ignoradas quando estamos constantemente em ação ou distraídos.

Tire um tempo à noite e revise seu dia, escreva sobre os momentos de gratidão e alegria que teve, ou liste coisas que sempre quis realizar e nunca teve tempo. Escrever é uma das melhores maneiras de se reconectar com sua essência.

Caminhe sem música

Andar ao ar livre nos conecta com a natureza, nos faz sentir que somos parte de algo mais grandioso, reduzindo a sensação de isolamento. Andar ajuda na reconexão ao corpo, nos acalma e nos reconecta com a terra e com a totalidade da vida.

O conselho aqui é andar sem ouvir qualquer tipo de áudio, pois para os propósitos de reconexão caminhar em silêncio e ouvir os sons da natureza é fundamental!

Dispense a taça de vinho

Uma taça de vinho é bom e relaxante, mas para se reconectar com você mesmo, realmente, é melhor ter a mente clara e as emoções desanuviadas. Se estiver ansioso, o álcool não vai ajudá-lo a se reconectar, pode até aliviar temporariamente, mas depois os problemas voltam com mais energia. O objetivo é se mover para dentro de si mesmo e não distanciar-se ainda mais.

Verifique a sua dieta

A dieta tem um grande impacto sobre a sensação de bem-estar. O hábito de comer muito açúcar, farinha branca e gordura ruim, não nos deixa sequer perceber o quanto o alimento afeta o humor e o nível de ansiedade. Uma dieta de alimentos integrais, à base de vegetais, frutas e gorduras saudáveis pode fazer maravilhas para o estado mental e físico. Você vai se sentir mais calmo e resiliente para lidar com o estresse.

Durma o suficiente

É fácil sacrificar uma ou duas horas de sono por noite quando temos muito a fazer e sentimos como se não houvessem horas suficientes no dia. O problema é que a privação do sono tem importantes consequências negativas para a saúde. As pessoas que sofrem de insuficiência de sono ficam mais propensas a várias doenças.

Durma no mínimo 7 a 8 horas por noite.

Pratique a auto-observação

Essa é uma das ferramentas que podemos começar a desenvolver e incorporar no nosso dia a dia. Observando a nós mesmos, sem julgar, e com compaixão, vamos nos reconectando.

E para terminar cito novamente a meditação, pois ela é fundamental. Ao fechar os olhos e relaxar, nos desligamos dos estímulos. Deixamos ir os pensamentos e as emoções até cair no silencio e é ali, no espaço entre os pensamentos, que reencontramos nossa natureza essencial.

Comentários estão fechados.