Voltando ao Normal

Voltando ao Normal  por Allen Frances

O autor, que foi o profissional responsável pela supervisão da então mais nova versão do manual diagnóstico de transtornos mentais pela APA, o DSM-IV,  faz uma mea-culpa diante das pessoas que foram  rotuladas como tendo um transtorno mental, algumas precipitadamente.

O livro também é uma crítica contundente à nova versão do DSM-V que expandiu mais ainda suas categorias de diagnósticos.

O autor traz informações importantes tanto para profissionais quanto pacientes e familiares. Aborda a utilização de medicamentos psiquiátricos em uma linguagem simples e mostra a  realidade perigosa dos diagnósticos e tratamentos que podem muitas vezes, estigmatizar e faz uma analise conscienciosa e critica de algumas posturas adotadas atualmente com o excesso de medicalização.

“Voltando ao Normal” é tambem um alerta aos médicos, que vem transformando emoções e comportamentos, que são parte da experiência humana, em patologias clínicas. Muitos diagnósticos, frequentemente equivocados, levam a tratamentos com excesso de medicação.

O autor mostra como nossos cérebros adaptaram-se durante centenas de milhares de anos para serem capazes de lidar com desafios e eventos desconcertantes ao longo da vida sem o auxílio de medicamentos. Ele expõe também os modismos da história da psiquiatria e a atual influência da indústria farmacêutica no surto de diagnósticos. As doenças mentais existem e efetivamente afetam uma parcela da população – em muitos casos com efeitos devastadores para os que sofrem delas e para seus entes mais próximos. No entanto, estamos caminhando para uma sociedade em que todos parecem sofrer de algum transtorno, e o conceito de sanidade é frágil. Com texto acessível e recheado de informações importantes, ”Voltando ao Normal” nos conduz por uma empreitada em busca de algo absolutamente extraordinário e cada vez mais raro: a noção do que é saudável e do que é normal.

Lenha a resenha sobre o livro no site Slow Medicine

Compartilhe